Geografia e o Projeto Integrador

  A nascente do olho d'água da Nanci, como é mais conhecida a fonte de água que brota de uma fissura entre as pedras e está localizado no bairro Alto Brilhante, já foi considerado um importante reservatório de água, tendo em vista que naquela época não havia encanamento de água nas residências. Supriu a necessidade dos moradores do bairro, não somente em tempos de estiagem, mas em todas as épocas do ano e sempre contribuiu muito para a população e também aos moradores dos bairros vizinhos. Nanci, foi uma das primeiras moradoras do bairro, e era proprietária de um salão de festas próximo a nascente, por fazer bastante uso da agua da nascente estava sempre observando as pessoas que se beneficiavam daquele olho d’água, tendo o cuidado de zelar e não permitir que os usuários lavassem roupa e nem tomassem banho dentro da nascente.
         O proprietário do terreno onde se localiza o olho d’água, seu Zeca da Palmeira, como Nanci, sua amiga, sempre foi um defensor daquela preciosa nascente que nunca secou mesmo em longos períodos de estiagem. Com a morte do proprietário as terras foram dividas, loteadas pelos herdeiros que logo começaram a vender suas partes. A situação desse que é o único olho d’água ativo que se tem registro no município, começou a mudar com a construção de moradia muito próximas ao olho d’água, prejudicando assim essa nascente que alimenta rio que corta nossa cidade, o Rio Trici, e é o único Olho d'Água ativo que se tem registro no município. 
          Com o desmatamento da vegetação especifica do local, e a construção das casas muito próximas ao olho d’água, a existência desse bem tão precioso foi colocada em risco, pois   lixo e o esgoto provenientes dessas residências eram derramados dentro dessa nascente. Diante do conhecimento desse fato, uma escola do município desenvolveu um projeto intitulado: Projeto Educação para a convivência com o semiárido, relacionado ao meio ambiente (01/02/2012), e através de pesquisa e visitas ao local descobriu que essa nascente poderia ser extinta e então resolveram sair em defesa do olho d’água da Nanci. Esse projeto ganhou destaques importantes, como o Selo Unicef, além de ser capa de jornais do estado, levando assim a sociedade local a tomar gosto pela luta na preservação dessa nascente.
          Uma das ações dos alunos da escola Maria do Livramento referente ao projeto ao qual se dedicaram especialmente pela preservação permanente dessa nascente
Foi levar ao poder público na pessoa da Excelentíssima promotora da justiça Dra. Lorena um abaixo-assinado contendo 365 assinaturas, que pedia providências para preservação e conservação desse patrimônio ambiental, tendo em vista que a comunidade próxima ao local não estavam respeitando as leis ambientais. Dentre essa, a escola também desenvolveu várias outras ações, tais como: limpeza do local, replantio de mudas que foram doadas pela Estação ecológica de Aiuaba, caminhadas, palestras, visitas aos antigos moradores, pesquisas de campo e etc.
         Em resposta à sociedade a promotoria pública notificou e proibiu a construção de casas no entorno da Nascente, embora essa decisão tenha melhorado na intensificação de manter ativo o olho d’água da Nanci, observa-se que o descaso diminuiu mas continua, esgoto e lixo continuam poluindo e assim matando a nascente, que hoje é apenas um fio de agua, mas que no passado foi uma fonte que matou a sede de muita gente.
Olho d'água da Nanci.







Nenhum comentário:

Postar um comentário